Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest

O Governo do Distrito Federal intensifica os esforços no combate à dengue; as regiões do Lago Norte e Itapoã passam a contar com mutirões de recolhimento de entulhos para prevenir focos do mosquito.

  Nas duas regiões administrativas, equipes retiraram, ao todo, 88 toneladas de materiais inservíveis, que poderiam servir de foco para o mo...

 Nas duas regiões administrativas, equipes retiraram, ao todo, 88 toneladas de materiais inservíveis, que poderiam servir de foco para o mosquito 'Aedes aegypti'

Os mutirões de remoção de entulho que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem promovido com o intuito de combater a dengue chegaram nesta semana ao Lago Norte e ao Itapoã. A ação é desempenhada pelo programa GDF Presente em parceria com as administrações regionais.

"Esse combate à dengue que nós estamos fazendo de forma coordenada em todo o Distrito Federal, nas regiões administrativas, é um trabalho preventivo que vem acontecendo já desde o ano passado e nós demos continuidade agora no Lago Norte e no Itapoã. É um trabalho que vem sendo executado durante o ano todo", destacou Junior Carvalho, coordenador do GDF Presente Polo Leste.

Ações de combate à dengue recolheram 88 toneladas de materiais inservíveis do Lago Norte e do Itapoã | Foto: Divulgação/GDF Presente

No Lago Norte, foram recolhidas, ao todo, 60 toneladas de entulho. Oito profissionais participaram da ação. Já no Itapoã, o mutirão contou com 15 pessoas envolvidas e terminou com um saldo de 28 toneladas de entulho recolhidas. Os materiais considerados inservíveis podem servir de foco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

"Esta semana, nós tivemos uma reunião com a Vigilância Ambiental, que tem feito pesquisas para ver onde estão as larvas do mosquito da dengue. E eles passam essas localidades para que a administração, juntamente com a Vigilância Ambiental e o GDF Presente, possa fazer ações recolhendo esses inservíveis para que, quando as chuvas chegarem, não tenhamos problema com a doença", apontou o administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões.

Combate à dengue

Os mutirões de recolhimento de entulho são apenas uma das frentes de ação contra a dengue. Desde janeiro de 2024, uma força-tarefa composta por 11 órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), instituída pela Portaria nº 11, de 22 de janeiro, está ativa, coordenando iniciativas de prevenção e controle da doença em todo o território do DF.

Entre janeiro e maio deste ano, a capital federal registrou reduções significativas, que chegaram a cerca de 97% nos casos prováveis de dengue, em comparação com o mesmo período de 2024.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Contato:

98 7400-5852