Encontro ocorre até domingo (24) e tem como objetivo fortalecer e ampliar políticas pública para as mulheres Larissa Lustoza, da Agência...
Encontro ocorre até domingo (24) e tem como objetivo fortalecer e ampliar políticas pública para as mulheres
Larissa Lustoza, da Agência Saúde DF | Edição: Marcelo Sirkis
Neste sábado (23), a Secretaria de Saúde marcou presença na 5ª Conferência Distrital de Políticas para Mulheres. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento tem como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e ampliação de políticas públicas para as mulheres. O encontro, que segue até domingo (24), ocorre em frente à Biblioteca Nacional.
A conferência irá contribuir para a elaboração do III Plano Distrital de Políticas Públicas para Mulheres, elegendo ao final a delegação que irá representar o Distrito Federal na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A finalidade é fortalecer a participação social e a construção democrática da gestão de políticas públicas para as mulheres.

O evento é estruturado em três eixos temáticos: prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres; promoção das mulheres em todas as suas dimensões, com foco em diversidade, interseccionalidade e justiça; e participação política, paridade e fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.
Presente na abertura, a secretária-executiva de Assistência à Saúde, Edna Maria Marques, reforçou a importância da saúde da mulher como eixo central da igualdade de direitos. “No âmbito da saúde, temos trabalhado para assegurar que cada mulher, desde a infância até a velhice, tenha acesso a serviços qualificados e humanizados, com atenção especial à saúde mental, ao planejamento reprodutivo, à maternidade segura, ao climatério e ao envelhecimento saudável”, destacou.

Além disso, Marques destacou que a saúde da mulher é uma pauta de justiça social. “A saúde da mulher é, sobretudo, uma pauta de justiça social e de garantia de direitos. Reafirmamos o compromisso da SES em ampliar políticas públicas que promovam a vida, a saúde e o bem-estar das mulheres do Distrito Federal”, reforçou.
Saúde da mulher
A SES-DF oferece atenção integral à saúde da mulher em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS), com a Atenção Primária - representada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como porta de entrada. As ações incluem consultas de rotina, pré-natal universal e qualificado, rastreamento de câncer, prevenção de doenças crônicas, atenção ao climatério, menopausa e envelhecimento saudável.
Além disso, também oferece atenção especializada em ginecologia, obstetrícia de alto risco, acompanhamento humanizado, saúde mental (CAPS) e urgência e emergência. Outras ações abrangem programas e políticas específicas para, por exemplo, planejamento reprodutivo, aleitamento materno com rede de bancos de leite humano, além de programas de equidade.

Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário
Postar um comentário